Livros clássicos e jornais antigos caem na rede

enviada por Adelvan | data: 04.05.2015 | categoria: Central de Notícias

Os acervos digitais de livros vêm ganhando cada vez mais espaço na internet. No Dia da Literatura Brasileira, é possível consultar inúmeras obras em serviços como o Domínio Público do Ministério da Educação e a BN Digital da Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura.

A obra completa de Machado de Assis pode ser consultada livremente no Domínio Público. Os leitores tem disponível até um vídeo da TV Escola com entrevistas dos maiores especialistas brasileiros nos livros do autor de “Dom Casmurro” e “Memórias póstumas de Brás Cubas”.

O Domínio Público também oferece obras de autores fundamentais como José de Alencar e Joaquim Nabuco, além de uma coleção de livros infantis.

A Biblioteca Nacional criou em 2006 um dos mais ricos acervos digitais em língua portuguesa. Estão disponíveis livros, manuscritos, revistas e jornais. Esta parte de periódicos está na Hemeroteca Digital, que reúne uma coleção impressionante coleção de 10 milhões de documentos.

As curiosidades da Hemeroteca são as coleções de revistas e jornais como a Fon Fon, o Correio Braziliense (o primeiro a ser impresso no Brasil, com duração de 1808 e 1822). Também importante é o arquivo do Correio da Manhã, editado no Rio de Janeiro e um dos jornais mais influentes ao século XX.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Universidade de São Paulo (USP), é um dos mais interessantes projetos de acervo digital no Brasil. São 3,8 mil textos e imagens digitalizadas, principalmente com as primeiras de obras clássicas da Literatura Brasileira.

Uma das coleções curiosas da Brasiliana da USP reúne os panfletos que defenderam a abolição da escravidão no Brasil do século XIX. Esse material atrai leitores comuns interessados na história do País e pesquisadores de documentos que ganham acesso mais simples e rápido.







Fonte: Portal Brasil


  • Ainda não há recados para este texto.


Nome:
E-mail:
Comentário:


2015. Todos Direitos Reservados ao Interativ.com.br
Del Doria Contato: (79) 9930-3758
Desenvolvido pela Inordeste Soluctions & Informática